terça-feira, 29 de maio de 2007

PONTOS DE VISTA X

Tributo - Há cerca de duas dezenas de anos que nos conhecemos, e há pelo menos doze que nos iniciámos juntas na informática, que ela explorou até à exaustão. Na UATI voltámos a reencontrar-nos por acaso, e hoje posso afirmar que nos tornámos verdadeiras amigas. O que mais nela aprecio é sem dúvida o sentido de humor. Depois, há ainda o seu espírito prático, e sem nunca entrar em pânico, torneia o mais incontornável. Eficiente e incansável, o seu contributo com a imagem digital, que tão bem cultiva, tornou-se imprescindível na UATI. Pois é, a Leninha definitivamente entrou na minha vida para ficar, e com ela tenho o entendimento perfeito.
O David apareceu mais tarde, já com as aulas iniciadas. Num mundo quase exclusivamente de mulheres, lembro-me de lhe ter dado as boas vindas, na procura dum maior equilíbrio entre os géneros. Os nossos objectivos são praticamente coincidentes, embora os trilhos para os alcançar difiram mais. O meu é mais acelerado, enquanto que o dele mais lento, mesmo antes do infortúnio de ter fracturado o pé! Devo dizer que lhe admiro a paciência, e ao decidir candidatar-me a subdelegada de turma do próximo ano lectivo 2007-08, daqui desta coluna de opinião gostaria de o desafiar a delegado, em prol dos interesses dos alunos, que urgentemente precisam quem os represente. Afinal, o facto de não ter rejeitado o convite que me fez logo desde o início, de colaborar no blog da sua autoria, coloca-o agora em dívida para comigo, e para com todos os demais. O David com todas as suas competências técnicas, e diplomacia, além do bom senso que lhe é característico, é sem dúvida uma preciosa mais valia da UATI que esperamos vá corresponder às expectativas de todos sem excepção.
O que me encanta na Zizi é a sua visibilidade. Exuberante em palavras, gestos, e movimentos, consegue sempre dar nas vistas. Em comum temos o inconformismo, o espírito de acção, e a aversão à mediocridade. A sua alegria de viver é contagiante, e sem ela a vida não teria o mesmo colorido. Sem quaisquer hesitações ela constitui um factor muito positivo na UATI, cujos contactos e recursos humanos poderiam ser muito melhor aproveitados do que até aqui, quer na organização de workshops temáticos, ou intercâmbios com outras UATIS de peso, como irá brevemente suceder com a nossa análoga do Barreiro, por sua exclusiva iniciativa. Daqui desde já lhe tiro o chapéu!
Da Florinda já expressei longamente o meu parecer numa outra crónica. Marcou presença assídua na UATI, em actividades extra curriculares, eventos culturais, etc. Os dias para ela são um verdadeiro corrupio, e a sua ausência durante o 3º período foi sentida. Há ainda a Elisa. Discreta, sorridente, e observadora, é uma companhia agradável em qualquer aula, ou qualquer lugar.
Não me perdoaria senão incluísse a Tininha na lista dos colegas que mais marcaram o meu 1º ano na UATI. A Tininha poderia ser minha mãe, e é sem qualquer sombra de dúvidas aquela senhora verdadeiramente adorável, e de uma sensibilidade imensa, cuja vida deveria ser uma inspiração para todos nós. A ela um enorme obrigada pelos momentos especiais que partilhámos, sem que no entanto frequentássemos as mesmas disciplinas.
Na recta final quero deixar uma palavra de merecidíssimo louvor à colega Otília. Apenas nos cruzamos às 2ªas feiras na aula de Direito, onde tal como eu é uma pessoa muito interessada, e como convém extremamente participativa. Iludida pela sua energia mental confesso que não me apercebi da sua idade real, que me terá sido revelada à posteriori. O que mais gostaria era daqui a 31 anos, quando a minha idade alcançar a dela, ter a sua invejável perspicácia. Quem me dera então, tal como ela, aproveitar as horas vagas para comunicar na Internet através do Skype, ou ler o código civil, questionando mais tarde sobre o artigo mil e não sei quantos, que num ponto ou outro a terá deixado na dúvida! Quando somos crianças costumamos dizer que quando formos grandes queremos ser isto, ou aquilo. Pois eu quando crescer um pouco mais, definitivamente Quero Ser Como a Otília!

Assombro: Numa altura em que tanto se fala de maravilhas, há muito que eu elegi a minha!? Comemorativa da viagem de Vasco da Gama à Índia, para mim é dos monumentos mais expressivos da capital, onde nasci. A Torre de Belém, ali mesmo à beira-rio, representa o símbolo da expansão portuguesa no mundo, aliando a função militar de defesa da barra do Tejo, à beleza escultural manuelina. Caro colega e amigo, se ao longo da vida deparou já com aquele local para si especial, por favor não o guarde para si, e partilhe-o connosco em:

Sem comentários: