terça-feira, 15 de maio de 2007

O Livro e a Literatura

Ler é um bem precioso. Cada vez que pegamos num livro é como se revivêssemos toda a sua história. Este objecto – que o Oriente Antigo conservava sob a forma de placas de argila, que os Gregos e os Romanos desenrolavam para poder ler, que os nossos antepassados tinham de segurar com as duas mãos e que nós, actualmente, colocamos no bolso –, ganhou um lugar importante na expressão do pensamento e na conservação de todo o conhecimento.
Apesar dos novos modos de ler que são afirmados, ou impostos, no mundo dos textos electrónicos, o livro em papel conserva, ainda as suas vantagens, como ilustra Louis Armand em 1969: «Mais ou menos como o caminho-de-ferro, o livro perdeu o seu monopólio. Mas vejam o que se passa com o comboio. Poderíamos ter imaginado que o avião e o automóvel implicariam o seu desaparecimento. Mas não aconteceu nada disso. Em paralelo com estradas sobrecarregadas, com o comboio podemos chegar a tempo… As ondas hertzianas não estão menos sobrecarregadas que as estradas. Tempos atrás sofria-se por falta de informação, mas hoje é o contrário… O utensílio impresso continua indispensável para quem queira ser responsável pela sua informação e ter uma atitude activa perante a cultura. Neste mundo banhado por ondas de imagens, o livro representa um esforço pessoal e salutar».
Ler uma obra queiroziana ou ler Os Lusíadas, folheando cada página, cheirando-a, é conviver de perto com a verdadeira essência da Literatura e do literário.

Cristina Sousa
Professora de Literatura da UATI – 15.05.07

Sem comentários: