sexta-feira, 11 de maio de 2007

Olhar o FUTURO


Na necessidade de alterar o modelo existente apresentei à Direcção da Associação dos Amigos de Albufeira uma lista de sugestões para dinamizar o que já existe na nossa Universidade da Terceira Idade:

1º. – É prioritário que a Câmara Municipal de Albufeira inclua no seu próprio «site» um link semelhante ao que já tem para a Biblioteca Nacional, e Piscina Municipal na tentativa de divulgar a UATI e atrair sangue novo, o que em síntese se converteria em mais sócios para a AAA, e consequentemente mais receitas, havendo certamente outras formas de abordagem para aliciar mais sócios.

2º. – Traçar um projecto que a médio prazo defina objectivos mais ambiciosos.

3º. – Impõe-se um coordenador na linha da frente verdadeiramente apaixonado pela causa, e cujo perfil corresponda em pleno às seguintes expectativas:

a) Seja visível e não esteja alheado;
b) Com capacidade de honrar compromissos vinculativos;
c) Que procure dialogar e motivar professores, e se aproxime mais dos alunos;
d) Imaginativo, e que promova iniciativas;
e) Que personalize um novo plano mais arrojado e eficaz, etc

4º. – Aposta forte: sensibilizar para a importância da informática. Em vez de haver apenas uma aula distribuí-la por várias de acordo com diferentes níveis de aprendizagem que iriam do básico ao intermédio, até ao avançado.

5º. – As aulas de línguas parecem ser das mais concorridas. Além do inglês, e alemão pessoalmente gostaria que no próximo ano lectivo de 2007-08 fosse também incluído o castelhano. A colega Lena pegando no meu desejo recolheu até à data cerca de 13 assinaturas de outros também interessados.

6º. – Implementar um grupo de leitura com carácter muito menos elitista que a tertúlia já existente na Biblioteca Municipal, com o intuito de estimular o fraco desenvolvimento educacional de alguns dos alunos, e ensinar a ler com prazer (já apontado na minha crónica Pontos de Vista IV de Março), e cujo pensamento foi na altura partilhado com o colega David que até terá pretensões mais ampliadas que as minhas.

7º. – Apostar no digital a 100% (onde ninguém paga para ler) como alternativa ao jornal que acarreta despesas que a sua mediocridade não justifica. Até o Diário da Republica vai passar a estar acessível na Internet a partir de 1 de Julho! No caso de ou por compromissos, ou outra razão qualquer o desejarem manter, rever o «cantinho dos alunos» com um título por si só absolutamente redutor, e que na minha opinião em nada dignifica a imagem da UATI. (Aliás já fiz referência a este assunto no nosso blog em Março na crónica Pontos de Vista V). Se pretendemos cativar novos alunos e colaboradores precisamos dum espaço de intervenção muito mais original e apelativo, e com cantinhos daqueles certamente não iremos lá.

8º. – Eleger um delegado e subdelegado que representem os alunos nas suas aspirações, que conjuntamente com o coordenador funcionem como elos regulares entre a UATI e a Associação da qual dependemos.

9º. – Instaurar quanto antes inquéritos que poderiam ser periódicos (anónimos, ou não) para por um lado estimular a participação de todos os alunos envolvidos, e ser conhecido qual o grau de satisfação geral, ao mesmo tempo que nos tornamos receptivos a ideias inovadoras mais refrescantes, que no interesse comum sirvam para gerar opiniões consensuais.

10º. - Facultar nas instalações da UATI de uma fotocopiadora, duma televisão e leitor de dvd para visionamento dos mesmos, etc dentro do orçamento de que dispõe.

Não fiquemos pelas intenções. Há que reorganizar aproveitando a cooperação de todos dispostos a ajudar a criar novas estruturas tendo em vista resultados concretos, e a alargar uma visão que se pretende estratégica.

Teresa Nesler – 9 de Maio de 2007

Sem comentários: