segunda-feira, 28 de maio de 2007

FIM DE TARDE EM ALBUFEIRA

Estou sentada na minha varanda, e a paisagem que daqui se avista quase se assemelha a um quadro pintado por um dos nossos artistas.
O casario branco com suas chaminés rendilhadas espalham-se por toda a cidade descendo até ao mar. Esse mar com suas águas calmas, quentes e de um azul lindo e incomparável. O som das gaivotas voando baixinho junto à praia e o murmúrio das ondas ao bater nas rochas quebram o silêncio inebriante em que me encontro neste fim de tarde. Ao longe vêem-se alguns barcos, uns de recreio outros de pesca, pois é mais um dos atributos desta antiga vila piscatória, assim como o seu saboroso peixe pescado na nossa costa, e que os pescadores tão bem o sabem cozinhar. A famosa caldeirada por exemplo, que só o seu cheiro aguça o paladar de quem ali passa por perto.
Não é de admirar, que nos meses de verão sejam estrangeiros de toda a parte do mundo a visitarem Albufeira em busca do nosso sol, das nossas águas e praias de areias finas. Em suma, do nosso clima e da nossa gastronomia.
È pena que o homem com a sua ambição desmedida tenha vindo a destruir parte desta maravilha no que diz respeito à paisagem ambiental e arquitectónica.

Eu queria que fosse a vida
Um passeio à beira mar
E na hora da partida
As ondas me viessem beijar.

Poema gentilmente cedido por Leonilde , Aluna da UATI do Barreiro

1 comentário:

Alberto David disse...

Pela vossa crónica e pelo vosso poema, só posso dizer Bem Hajam.Será decerto o início de um intercambio que queremos bem sucedido e extender a outras UATIs do Pais.Já sabem que têm aqui uma porta aberta. se mepermitem um abraço amigo. Alberto David