segunda-feira, 14 de abril de 2008

DIAS CONTADOS XIX

Coroada de êxito - A última tertúlia deste ano lectivo, acabou de ter lugar, na nossa universidade sénior. Sempre esfusiante, a Zizi conseguiu trazer uma nova vitalidade, e sob um impulso isolado, soube aliciar-nos, através da sua aula de jograis, mobilizando-nos para uma outra dimensão lúdica. O convidado desta sessão foi o notável Dr. Manuel dos Santos Serra, que amavelmente se disponibilizou a conversar sobre a realidade dos seus livros. Médico, e amante de poesia, falou de forma incansável, saltando de tema em tema, ao mesmo tempo que percorria cada meandro, da teia da sua vida. Afinal, não somos senão aquilo que nos lembramos.
Após a pausa de férias, a viagem continua, com outros protagonistas, mas sempre sob o estilo próprio da Zizi, que na dianteira, assim vai tomando conta, e bem, dos dias de cada um de nós.
Ver registo fotográfico em:
http://www.caprichodointelecto.blogspot.com/

Viver de palavras – Assinalou-se este sábado o Dia Mundial da Voz, que se irá celebrar no próximo dia 16, tendo o prémio «Voz do Ano» sido entregue à actriz Eunice Munõz.
A voz vive da arte dos sons, da colocação das sílabas, da combinação de fonemas, e dos sentidos de cada um. A linguagem é o território ao qual pertencemos, e dela pode depender a eficácia de um discurso, dum compromisso de honra, dum grito de protesto, ou do eco que permanece, após declarações mais polémicas. Cada voz tem a sua estrutura rítmica, a sua cadência, e tom próprio, que nos distingue uns dos outros. Sendo ela um dos veículos de transmissão de mensagens, considera-se este, um dos acontecimentos internacionais mais importantes, da área da otorrinolaringologia. A ideia desta ocasião é exactamente dar-lhe visibilidade, e sensibilizar, para que as pessoas cuidem melhor das suas vozes, através de cuidados simples, como prevenção de saúde. Além de implicar dinâmica, por parte de quem escuta, também é dela de que frequentemente nos fazemos valer, quando muitas vozes juntas acabam por, por vezes, fazer toda a diferença.

Muitas vozes – Este é o espaço, de consumo rápido, em que exteriorizamos os nossos pensamentos, de forma caótica e livre. A cada instante nos renovamos! Partilhe as suas vivências, e colabore também, com as pequenas coisas do dia a dia, ou o que lhe vem à baila, através de uma linguagem de acção. Faça dele o seu instrumento de comunicação em:
http://www.uatialbufeira.blogspot.com/
Teresa Nesler

Sem comentários: