terça-feira, 20 de novembro de 2007

John Broadus Watson

John Watson, americano, defendeu a ideia de que a Psicologia só seria um conhecimento objectivo ou científico se o que estudasse fosse observável do exterior por parte do psicólogo. Assim sendo rejeitou o estruturalismo e o método introspectivo.
Para Walson só o comportamento, enquanto actividade observável e verificável, pode ser objecto de estudo de Psicologia. A sua doutrina tem o nome de behaviorismo ou comportamentalismo.
O comportamento é a resposta observável a estímulos igualmente observáveis e dependendo destes estímulos isto é, varia em função da situação e do meio. Somos produtos do meio, somos o que a socialização e a educação fazem de nós (as estruturas que nos permite conhecer e interpretar o mundo são retiradas da experiência-empirismo- e o factor hereditário é completamente irrelevante).
“ Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-ei para se tornar um especialista que eu seleccione: -um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados.”
O objectivo da Psicologia, segundo Watson, é estudar como se processa a aprendizagem dos comportamentos e estabelecer as leis que permitam explicá-los e prevê-los.
Estes comportamentos constituem a resposta (R- reacções físicas) a um determinado estímulo (E – objectos exteriores). A base do Behaviorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só seria possível prever os comportamentos mas igualmente controlar a produção desses comportamentos.
A hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social e ao estudar apenas o observável fica limitada no estudo dos processos cognitivos.
A psicologia é um ramo das ciências da natureza e não há diferença específica entre o comportamento humano e o comportamento animal: são reflexos condicionados.
Uma psicologia que se quer objectiva e ter crédito como ciência deve utilizar o método experimental.
John Broadus Wadson, nasce em Greenville a 9 de Janeiro de 1878 e morre em Nova Iorque a 25 de Setembro 1958,foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar até chegar à Universidade de Chicago.
O pai violento e desordeiro, abandonou a família quando Watson contava 13 anos de idade, contudo persistente, apesar de pobre conseguiu entrar na Universidade, tira o doutoramento em 1903.
Para suportar as suas despesas pessoais, aceita como trabalho a limpeza dos gabinetes da Universidade, bem como a vigilância dos ratos brancos dos laboratórios de Neurologia.
Como professor de psicologia animal desenvolveu investigação sobre o comportamento de ratos e macacos.
Defende igualmente em Neurologia uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos brancos e o sistema nervoso central.
São as suas experiências com animais controladas de forma rigorosa e objectiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Daí que Watson assumisse claramente a abolição da barreira entre a psicologia humana e a psicologia animal.
Com 29 anos, foi leccionar na Universidade de Baltimore, onde desenvolveu, durante 13 anos, o fundamental da sua pesquisa, instalando um laboratório de psicologia animal. Em 1913 publicou o artigo”A Psicologia como um comportamentalista a vê”, onde apresenta os fundamentos da sua teoria.
Com a primeira guerra mundial, interrompeu a sua actividade profissional para ingressar no exército como Psicólogo, participa numa campanha militar em França.
Posteriormente, retornou à Universidade onde acaba por perder a sua condição de professor e pesquisador devido ao envolvimento com uma aluna, divorciou-se e o escândalo levou a Universidade a solicitar que se demitisse.
Com grande habilidade em promover-se, dedica-se à publicidade em agências de nomeada, chega a Presidente de Watter Thompson, uma das maiores empresas dos Estados Unidos.

Lena Urceira - Aluna na UATI

3 comentários:

Anónimo disse...

Um estudo interessante e cuidadoso de John Watson,sou uma apaixonada sobre os comportamentos do ser humano.
Parabéns à aluna Lena Urceira e continuação de mais trabalhos.

Anónimo disse...

Sinto orgulho e admiração pela minha irmã Lena,tem talento,coragem,capacidade para «dar a volta »às situações menos boas da vida ,com muito esforço e trabalho e é Linda!..
Bjs

Caixinha das Surpresas disse...

Obrigada ao comentário da Srª/º anónimo.
Igualmente à minha Mana Teresinha agradeço as suas lindas e sentidas palavras..
Sempre ouvi dizer:-"Quem o feio ama..
Muitos xis-corações
Helena