terça-feira, 31 de julho de 2007

Escolha da Semana "Brahms"


Brahms - Violin Concerto - Isaac Stern
Colocado por Quarouble


No seguimento do trabalho desenvolvido pela Helena Oliveira, seleccionamos este video para SI.
-
Duração: 16:58Filmado no: 03 Janeiro 2007Local: França
Bonjour ou Bonsoir , Le Concerto pour Violon de Johannes Brahms Op 77 , ici interprété par Isaac Stern en 1985 Les deuxième et troisième mouvements Adagio et Allegro Giocoso La qualité audio ou vidéo n'est pas excellente mais rares sont les séquences filmées de ce Grand Hiomme.... ...désolé
Alberto David

O Cardeal Patriarca em Albufeira !!!


Redescobrir caminhos Ao chegar do verão, o encontro passa a ter lugar aos domingos, pelas 11 e meia, na Quinta da Balaia, onde ocorre uma missa campal. O local fica numa extensa área, delimitada por densas cortinas floridas lilases, de «manto-de-rei», que em perfeita comunhão com a natureza, nos garante privacidade, e nos resguarda do sol. Neste último domingo de Julho, fomos surpreendidos com a presença do nosso cardeal patriarca – D. José da Cruz Policarpo, que naturalmente de férias, não quis deixar de connosco partilhar este 17º domingo do tempo comum, onde o Pai Nosso nos surge como o modelo da oração, e somos convidados a pedir, e a cultivar com Cristo uma relação de intimidade. Unidos a Ele seremos justos. Quando vos invoco Sempre me atendeis, Senhor Salmo responsorial – salmo 137 (138), 1-3.6-8 (R.3a).

Teresa Nesler

Bem Vinda NECA ao blog da UATI !!!

Já há algum tempo que a Teresa Nesler me vinha entusiasmando para participar no blogue da Uati, escrevendo sobre qualquer assunto. Como ando sempre atarefada, fui adiando, e só agora arranjei um bocadinho para o fazer.
Comecei este ano a assistir às aulas de literatura, e em boa hora o fiz, porque me abriu de novo as portas para a leitura com a redescoberta dos livros de Eça de Queiroz.
Alguns já tinha lido quando andava no liceu, mas nessa idade fazia-o por obrigação e sem grande interesse.
Agora, com as explicações da Prof. Cristina, passei a dar mais atenção aos pormenores, às personagens, à escrita etc, e talvez também devido à minha idade, foi um mundo novo que encontrei. Com grande entusiasmo li os livros que nos aconselhou, o último dos quais «O Mistério da Serra de Sintra» coincidiu com o passeio que demos a Sintra, em que visitámos os mesmos sítios de que se falava nos livros.
Entretanto já li mais livros doutros autores, e estou ansiosa que recomecem as aulas.

Mª. de Lourdes Nogueira de Sousa

sábado, 28 de julho de 2007

Homenagem da UATI aos AVÓS




Alberto David

EDIÇÃO ESPECIAL AVÓS


DIAS CONTADOS (III) – EDIÇÃO ESPECIAL AVÓS

Entre a memória e o futuro – Dia após dia apenas me reservo a observar. Porém, a ausência da amiga Lena, com quem costumo formar parceria, deixou-me em mãos o desafio de além da escrita, desta vez me expressar através da imagem também! A ocasião trouxe-me responsabilidade acrescida, e o sentimento no meio de todas aquelas centenas de avós, que o dia 26 de Julho celebrava, transformou-se numa experiência positiva, que recordarei com prazer.
A Câmara Municipal de Albufeira proporcionou a todos os idosos das suas 5 freguesias de Albufeira, Olhos d’Água, Ferreiras, Paderne, e Guia, um excelente encontro, numa das salas do Hotel de Montechoro, onde não faltou a confraternização, os comes e bebes à descrição, e momentos de total à vontade, garantidos por um violinista, e acordeonista de peso. Houve ainda lugar para a poesia, da autoria do colega da UATI António Henrique, que pela voz de várias mulheres do Grupo de Teatro Sénior, sem dúvida nos elevou o espírito, e nos estimulou as aptidões sensoriais! Uma vez mais foram magnificamente ensaiadas por Meire, que dotada dum talento peculiar ao povo brasileiro, nos soube transmitir toda a sua musicalidade, e genuína forma de comunicar.
De salientar ainda, o papel do presidente da nossa Câmara – Senhor Desidério Silva, que pelas mesas, foi generosamente distribuindo pequenas lembranças, e afectos mil. Saiu-lhe bem o discurso de elogio, aos que mais contribuíram com as suas vidas, e o seu empenho, para o progresso e bem-estar da nossa cidade, cujo mérito lhes foi reconhecido, ali mesmo, naquele fim de tarde. Findo o jantar, e antes de deixar o evento, ainda assisti ao início de um pezinho de dança, ao som de uma melodia de Rui Veloso. Vários pares rodopiavam, vagueando pela pista em perfeita sintonia, quando a noite prometia prolongar-se. Não se ouvia um único lamento sobre a crise, as artroses, o excesso de calor, ou o cão da vizinha, que ao ladrar toda a noite não dá descanso a ninguém! Tudo o mais parecia ter ficado para trás, propiciando o ambiente unicamente rostos alegres, em hora de pura diversão. Interiormente felizes, todos os avós sem excepção, sentiram na pele e na alma, a homenagem, que a tradição lhes dedicou, neste dia especial.

Interacção - Esta página destina-se a todo um colectivo de ideias, e opiniões. Adira de imediato a esta nova circunstância em http://www.uatialbufeira.blogspot.com/ e invista num meio diferente de difundir eficazmente, para o mundo inteiro, a custo zero!

Teresa Nesler

quinta-feira, 26 de julho de 2007

As novas 7 MARAVILHAS DO MUNDO

Vale a pena perder um pouco de tempo e apreciar estas pequenas 7 NOVAS MARAVILHAS

Alberto David

quarta-feira, 25 de julho de 2007

NÃO FALTE !!!!

ALMOÇO COMEMORATIVO DO 12º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE ALBUFEIRA
-
Associação dos Amigos de Albufeira tem o grato prazer de convidá-lo para o "Almoço comemorativo do 12º Aniversário da Associação", a decorrer no próximo dia 18 de Agosto (Sábado), com início às 13H00, no Restaurante Mato à Vista, em Paderne.
-
O Custo da inscrição foi fixado em €25 (Vinte e cinco euros), por pessoa.
-
Estamos certos de que não deixará de estar connosco neste almoço, pelo que muito agradecemos que, com a brevidade possível, o mais tardar até ao dia 14 de Agosto, nos faça chegar a sua inscrição à nossa Sede Social, pessoalmente ou através dos telefones 289586813 ou 961069556, no período das 16 às 20 horas.
-
Poderá também fazê-lo para os amigos:
-
Manuel Trocado........................ (965245955)
Artur Luís da Conceição........... (965447608)
Gui Simões Grade..................... (968209240)
António Macedo........................ (963876548)
-
Venha conviver, traga os seus familiares e amigos. Lembre-se que é uma das grandes oportunidades de encontrar velhos amigos que não vê há muito tempo.
-
O almoço é às 13h00, no entanto a concentração começará às 12h30, com um beberete de boas vindas.

-


Manuel Emílio Trocado

O Presidente

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Escolha da Semana "Beethoven"


Beethoven - Triple Concerto - Allegro
Colocado por Quarouble

Com a Helena Oliveira de férias, ESCOLHI ESTE VIDEO PARA SI, dando assim seguimento ao seu trabalho, espero que todos gostem.

Beethoven - Triple Concerto - Allegro

Duração: 17:23Filmado no: 03 Janeiro 2007Local: França
Bonjour ou Bonsoir , L'allegro du Triple Concerto de Beethoven avec à l'affiche un trio de rêve . Dommage que la qualité vidéo et audio laisse à désirer ..... David Oistrakh au Violon Mstislav Rostropovitch au Violoncelle Sviatoslav Richter au Piano

Alberto David

sábado, 21 de julho de 2007

EUROPA Á NOITE

Tempo de Férias, caso não se tenha decidido ainda aqui lhe deixo um itinerário para percorrer a EUROPA Á NOITE, se for como eu, e não possa ir, admire este pequeno roteiro maravilhoso que lhe deixo, onde se pode deliciar com as maravilhas que existem por essa Europa.

Alberto David

sexta-feira, 20 de julho de 2007

DIAS CONTADOS II

Existências – Quem me lá levou foi uma amiga em comum. Surpreendi-a no seu recôndito recanto, entre o colorido de mil flores, e alguns dos seus animais de estimação. A saber as cadelas Diana, e Carlota, o coelho Nini, e a galinha Nandinha. Com isto espero não estar a cometer nenhuma inconfidência, pois afinal foi há pouco tempo que me aproximei da Mécia, a propósito do seu fantástico quadro «Outono no Canal». Fui em busca de mais obras-primas, mas surpreendentemente constatei, que apenas pinta há 2 anos, e é na salinha da máquina de costura que me deparo com os arcos de Faro, Lagoa, e Albufeira, executados a lápis de aguarela, quando se inicia. Terá entretanto chegado a frequentar a Universidade da Terceira Idade de Portimão, para uma aprendizagem até aí ausente, pois tal como já chamei a atenção, por falta de divulgação adequada muita gente desconhece a nossa universidade. Até que alguém lhe falou na UATI, e pelo 2º ano consecutivo além das aulas de Alemão, não falha às de Desenho e Pintura. Por cima da lareira encontra-se o seu quadro das «Papoilas» em pastel seco, enquanto que a «Rosa» tem lugar de destaque no quarto, ambos de 2006. O ponto de cruz é também o seu forte, e já em 1998 o jeito lhe é reconhecido através duma menção honrosa, num concurso a que terá participado em Vila Nova de Gaia. Mas os seus talentos não ficam por aqui, e apesar de lhe notar uma certa reserva, inesperadamente prolonga-nos a tarde partilhando connosco um momento poético. Os sons, e as cadências despertam um passado adormecido amargurado, que em nada se parece já com o seu presente. Actualmente, os dias para a Mécia decorrem na tranquilidade da sua casa térrea, na companhia dos que lhe são mais fiéis, reproduzindo da sua marquise repleta de luz, uma a uma, as maravilhosas flores que a rodeiam.

No poema ficou o fogo mais secreto
O intenso fogo devorador das coisas
Que esteve sempre muito longe e muito perto
Sophia de Mello Breyner Andresen

Expectantes – Numa destas noites, reunimo-nos numa esplanada, entre o burburinho de mesas de turistas, e veraneantes, como se de uma reunião de velhos amigos se tratasse. O encontro destinava-se à troca de impressões, entre alunos de uma, e outra universidade sénior, na esperança que da discussão surgisse luz! Certamente que haverá projectos mais ambiciosos que outros, vários níveis de exigências, e maior ou menor entrega por parte de quem está por trás. Uma coisa é certa, para se chegar a um consenso, e conquistar cada vez mais pessoas, continuo a achar que é preciso ouvir, e recolher o maior número de opiniões, e foi isso que ali teve lugar. Só através da afirmação das diferenças acabaremos por alcançar o equilíbrio. Á UTIB do Barreiro, povoada de diversas e maravilhosas vozes, move-os um cantar que vai ganhando escala, fruto de um trabalho colectivo consistente, e a um ritmo produtivo de fazer inveja a qualquer um. Para o Arlindo, Leonilde, e todos os outros que não puderam estar presentes, vai toda a nossa solidariedade.

Novo recomeço – Para quem ainda não tenha percebido, este sítio serve para isto mesmo – mobilizar alternativas, e tornar activa a sua voz. Aqui, neste lugar encontra-se o labirinto onde todos nos cruzamos, sem encontrões ou condicionalismos. Diferente no estilo http://www.uatialbufeira.blogspot.com/ procura dar-lhe a conhecer os projectos em carteira, e as várias interpretações do mundo. Não deixe de participar também!

Teresa Nesler

terça-feira, 17 de julho de 2007

Música para as suas FÉRIAS !!!



Enquanto não chegam novidades oiça alguma música Portuguesa, é só seleccionar o play.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Poetas da UATI .............


NAS TREVAS DA NOITE

Contemplei o mar à luz do luar,
Mar de encanto e contentamento,
Vi a noite derramar-se no mar,
Noite luarenta e calma de vento.

Pescadores vagueiam pl’o cais
E velam o sono profundo do mar.
Por ali, as ondas soluçam mais
Mas em breve a maré vai vazar.

Nas trevas da noite brilham estrelas
Avistei uma canoa de prazer.
Cheiro a maresia, são noites belas
Que encantam até ao amanhecer.

A lua desapareceu na madrugada,
Regressei a casa em passos lentos.
Meio dormido, atirei aos ventos
O fascínio da vida quase findada!

António Henrique Silva
Albufeira, 14-05-2001

domingo, 15 de julho de 2007

Música da Semana !!!



Para ouvir, são 108 músicas seleccionadas para si, espero que as possam ouvir nas vossas horas especiais e ás vezes nas menos boas.

Alberto David

terça-feira, 10 de julho de 2007

Carta Aberta da Tininha !!!

Carta Aberta à Teresa,

Fiquei muito emocionada, e feliz ao receber o seu telefonema. São tão poucas as pessoas que me telefonam, que esse pequeno momento foi uma grande dádiva, que só poderia vir de uma pessoa com um grande coração, uma sensibilidade imensa, e um grande espírito de observação, e amizade por mim.
Agradeço-lhe colega e amiga, tudo o que sobre mim tem escrito, e apesar de não merecer tanta atenção, dá-me felicidade saber que afinal mesmo pequenina ainda existe alguém que em mim repare.
Um grande beijo, e que Deus a abençoe,

Mª. Valentina (Tininha)

TININHA vista pelas Colegas !!


Fotos de Helena Oliveira

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Para os artistas da UATI e nem só.......

SER ARTISTA

A arte não se procura
Em cada um, é um "mundo"!...
É inata; e tão pura
Na mais simples criatura
ela nasce no profundo!...

Ser Artista é revelar
O que na alma lhe vai!
É naturalmente dar.
Ser Artista, é exteriorizar
o que sem seu querer; sai.

Ser Artista é Amar
É dar-se sem pretensão.
Sua humildade jorrar...
Sentir dar e ofertar
que lhe vai... no coração!

É arte o próprio dizer
O que se sente se diz...
É arte saber viver!
Porque a Vida, tem prazer
mas com Arte; é mais Feliz!


Ida

domingo, 8 de julho de 2007

Escolha da Semana !!!


2 - Concerto Aranjuez - BBC Proms 2005
Colocado por Quarouble

ESCOLHI ESTE VíDEO ESPECIALMENTE PARA SI:

e continuando com os grandes compositores depois de Verdi e Vivaldi:


LINDO! EMOCIONANTE!

Duração: 15:21Filmado no: 16 Novembro 2006Local: França
Bonjour ou Bonsoir , Second et dernier volet du Concert de John Williams pour le Concerto d'Aranjuez de Joaquín Rodrigo

Helena Oliveira

quarta-feira, 4 de julho de 2007

DIAS CONTADOS ( I )

Mundos achados - No outro dia andei por lá perto, e resolvi bater-lhe à porta. Agradavelmente surpreendida sorriu-me do cimo das escadas, e convidou-me a subir. A casa de concepção rústica está virada para um jardim relvado, e ao galgar a escadaria fui imediatamente transportada para o universo dos seus sonhos. Azulejos revestem parcialmente as paredes, os tectos parecem perder-se em altura, e todo o interior marcado pela tradição dos traços, não poderia ser mais acolhedor, e familiar. O mobiliário, as estantes a transbordar de livros, as peças com história, as mesinhas com fotos de família, as vitrinas repletas de colecções, ou qualquer outro objecto, se encontra habilmente posicionado. Nada está fora do lugar, e tudo é mantido em imaculada limpeza, à custa do seu próprio esforço. Nesse fim de manhã, o sol entrava a jorros através dos vidros cristalinos das janelas, que reluzindo de asseio, enalteciam os seus quadros, harmoniosamente distribuídos por tudo quanto é lado. São eles que lhe personalizam o espaço, transformando-o numa pequena grande galeria! Alguns evocam paisagens exóticas, outros jardins encantados, e outros ainda há, que nos levam até à tranquilidade das planícies alentejanas. Mais recentemente a sua imaginação sem limites impeliu-a para o abstracto – o arranque para um novo caminho, e para as cores mais intensas, transmitindo-nos uma energia, fora do comum, na sua idade avançada. De lá de fora ouvia-se o bulício da circulação automóvel, e avistava-se a Câmara Municipal. Conta-me até, que no último espectáculo da Dulce Pontes ao ar livre, foi dali mesmo, que o vislumbrou, sem quaisquer atropelos. Apesar de uma infância marcada pelo rigor de outros tempos, e de um itinerário de vida por vezes penoso, resistiu ao tempo abraçando a pintura como a sua maior forma de expressão. Simples, e despretensiosa, sem dúvida que a Tininha foi uma das pessoas, que verdadeiramente mais gostei de conhecer na UATI. E qualquer dia, quando por lá passar, sem hesitação volto a bater-lhe à porta.

A magia da despedida – A nossa congénere do Barreiro desejou connosco partilhar mais um momento da sua história, enviando-nos algumas fotos do almoço, que ontem reuniu professores, e alunos na Quinta do Covelo e Pinto, em Coina. As imagens sugerem-nos uma celebração descontraída, onde em maioria, as senhoras se apresentaram com bonitos vestidos floridos, e de cores estivais, agrupando-se em mesinhas redondas de 6 lugares, adornadas a azul e branco. Desfrutando de um espaço exterior repleto de folhagem, flores, estátuas, e lagos, o contacto com a natureza certamente terá contribuído para fechar em beleza um ano preenchido pelo convívio, e aprendizagem. Aos colegas do Barreiro afectuosas saudações de todos os alunos da Uati!

Contra a corrente - Dei hoje início a uma nova série de convicções muito pessoais, que se reflectem numa outra forma de estar na vida, diferente da de muitos outros. Faço-o como ponto de reflexão, e à espera de um contraditório, que não obtive quando da 1ª fase de escrita. Daqui, volto a abrir a porta para uma discussão renovada, que em tudo contrarie a resignação. Se for sensível aos meus, ou a outros temas, não deixe de apanhar esta carruagem, que se poderá tornar no veículo com que sempre sonhou em

Fim do Ano na UTIB