quinta-feira, 8 de março de 2007

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos economicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.


A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão economica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Fascinam-me e sempre me fascinaram as vitórias dos "Davids vs Golias", emocionam-me, mexem comigo.

É por isso que a exaltação destes dias nunca é demais, é preciso memória para os vindouros continuarem na mesma senda e não se deixaram levar em cantigas doces dos ditos Golias.

Infelizmente estamos a assistir no n/País, Portugal, ao desenterrar dos mortos , à exaltação do período mais negro da n/história e porquê? Porque as pessoas até aos 45 anos não passaram por essa situação, e o ensino ( principalmente ) e a história tem branqueado o fachismo e a tenebrosa guerra colonial que só interessava aos militares generais.

É tempo de dizermos basta , se são precisas reformas para acautelar o futuro dos nossos, façam-se mesmo , não andem a zizaguear senhores políticos.

Sem comentários: