segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Rottweiler


A origem do Rottweiler remota à época romana onde era usado como cão de guarda de rebanhos e de acampamentos militares do exército romano. A expansão do Império Romano através dos Alpes levou à criação O deste gado numa vila alemã chamada Rottweiler, daí o seu nome. Este cão era apreciado pela sua coragem e inteligência sendo principalmente usado pelos criadores de gado da região para guardar o gado e a carne.
Actualmente a raça Rottweiler expandiu para quase todo o mundo sendo usado como cão de guarda, trabalho e companhia. A sua docilidade e obediência permitem um bom enquadramento em muitas famílias. Embora a sua tendência para o domínio seja vincada o estabelecimento de uma hierarquia pelo dono estabelece o equilíbrio.
O Rottweiler é um cão robusto mas precisa de uma alimentação equilibrada e adaptada a raças grandes. Quando se compra um Rottweiler deve-se ter em consideração a possibilidade de o cão estar afectado por displasia da anca. A displasia da anca tem origem genética sendo possível ser detectada por exame radiológico antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Deve-se evitar a reprodução de cães afectados por esta doença. Igualmente importantes são a vacinação e a desparasitação de acordo com o conselho do seu médico veterinário.

Ana Margarida Oliveira
Médica Veterinária

Sem comentários: