domingo, 8 de abril de 2007

PONTOS DE VISTA VI

Inquietações – Terminada a Quaresma, quando tentamos imitar Cristo através de algum sacrifício, chegamos finalmente à Páscoa através da paixão. A paixão Dele é a nossa própria paixão. Não é uma tragédia, mas uma dádiva de amor. E depois da cruz chega a vida, e a ressurreição. Afinal se não adoptássemos o cristianismo para nos ajudar a dar sentido à nossa própria mortalidade, em vez de pensarmos que tudo acaba assim sem mais nem menos, passamos a acreditar que existe um além. Será que continuaríamos nesta procura constante, se porventura as nossas vidas fossem eternas? Certamente que não. Quando mantemos este diálogo interior, e temos dúvidas é já uma prova de crença. Toda a fé vem de um apelo. Não deixemos que ele nos passe ao lado.

Quando o mar avança - A alteração das correntes marítimas, as diferenças climáticas, a extracção das areias, as edificações que interpelam o horizonte, a construção nos lugares mais inesperados, e os inúmeros armazéns de pesca, sem dúvida originaram o desequilíbrio, que dia após dia se foi agravando com as mais sérias consequências. Não haverá soluções para a erosão costeira? Serão as obras de defesa suficientes? Os erros do passado poderão alguma vez ser remediados? Até onde irá o mar, quando poucos metros o separam das casas de alguns de nós? A intervenção humana chegará para lhe travar o avanço? Qual a verdadeira dimensão da nossa fragilidade? Com os planos de ordenamento deu-se um grande passo em frente, mas convém não baixarmos os braços.

Genial – Analisando-lhe o percurso, em termos organizacionais é só o mais competente. A sua elevada auto estima é fulcral. A capacidade de risco tremenda. Não é de forma nenhuma consensual, e apesar de previsível, consegue sempre surpreender-nos com o seu talento. Aliás, o improviso faz frequentemente parte do seu estado de espírito. Ninguém como ele sabe trabalhar em grupo, do qual não só obtém sucesso atrás de sucesso, como é também a ele que lhe vai buscar as suas complementaridades. Motiva as suas hostes como ninguém, porque acima de tudo ele é um artífice de relações, e sabendo falar para os seus, extrai o melhor do elemento mais mediano. Espontâneo, visionário, arrumado de ideias, o modo como se envolve é total. Não controla, mas inspira confiança. A sua atitude direccionada à determinação é decisiva. Quando a pressão é grande desmistifica. Facilmente desarma qualquer um, e o seu efeito sobre o adversário é fatal. Capta-nos pela sedução, adoptando um estilo único apenas igual a si próprio. Acredita cegamente no êxito. É um verdadeiro líder, e tem toda a nossa admiração. Há até uma tese de doutoramento sobre o mesmo. Como ele não há outro. Não só lhe tiro o chapéu, mas de pé eu aplaudo José Mourinho!

Alternativa – Há uma outra evasiva, um novo projecto visual, uma amálgama de escrita e imagem, imprescindível nos dias que correm. Uma vez mais a blogosfera está aí, com toda a legitimidade a uma média de 400 blogues diários só em Portugal, lançando-nos para outra interpretação, numa desmesurada viravolta de ideias. Não deixe de visitar, comentar, e participar criando algo para mostrar ao mundo. Neste caso em http://www.uatialbufeira.blogspot.com/ – o espaço que pulsa enquanto espera pelo seu registo, por mais simples que ele seja.

Teresa Nesler

Sem comentários: