quinta-feira, 23 de agosto de 2007

DIAS CONTADOS V

Sonho alucinante – Separa-nos a imensidão do Atlântico, e nada mais. A tudo o resto estamos ligadas. Quando me levanto, ela ainda dorme, e quando adormeço, ela gira em roda-viva. Ainda que desencontradas há sempre algo que nos une, e que nos afasta também. Fecho os olhos e a sua imagem esbatida ganha contornos, quando a vida adquire novo sentido. É como se o mundo estivesse perto e longe, em simultâneo, e em permanente mutação. Visiono-a parada no tempo, correndo contra o mesmo, quebrando barreiras. Tacteio, e quase lhe alcanço os cabelos de oiro. Respiro fundo, e sinto-lhe a fragrância, como se fosse uma flor. Mas, varrida pelo vento, acabo por a perder entre os dedos. Resta-me o vazio da ausência, num universo findo de se esboroar. De um só fôlego, desperto do meu sono, perdendo toda a profundeza. Enfrentada a veracidade, torno-me incapaz de ultrapassar distâncias, sem que por um segundo o amor se esgote.
No outro dia, na praia, uma criança loira chamava pela mãe, e por escassos segundos, penso que é por mim que implora. Não, não pode ser. Os seus olhos não são claros, nem da cor do céu como os dela, e entretanto ela cresceu.

Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Ponto de partida - A utilização de meios informáticos nas escolas e centros de formação, sem dúvida que veio revolucionar mentalidades, e apostar na criação de uma inovação informática, da qual tanto professores como alunos passaram a beneficiar. As salas de aula de antigamente, os métodos tradicionais, e os manuais em papel, vieram dar lugar a outras experiências informatizadas, através de quadros interactivos, e dvds – um conjunto diversificado de ferramentas que ajudam a melhor ensinar com as novas tecnologias, e a aprender com maior motivação. A Internet tornou-se numa aliada inestimável que permite aceder a novos conteúdos, e formatos multimédia, onde o texto tem menos peso, e nos proporciona animações, e gráficos interactivos. Seria muito positivo que também na nossa universidade, no próximo ano lectivo, houvesse uma campanha de sensibilização massiva de aprendizagem digital, para que todos os colegas sem excepção, independentemente da idade, viessem a tirar partido de um meio de comunicação, e de pesquisa à escala global, imprescindível nos dias que correm. Mais do que nunca alinhe nas novas virtualidades, e não deixe a oportunidade passar.

Aqui em http://www.uatialbufeira.blogspot.com/ derrubamos muros, e projectamos ideias. Não deixe de interagir!

Teresa Nesler

Sem comentários: