sábado, 30 de junho de 2007

Anoitecer em Albufeira

Video realizado por Helena Oliveira, aluna da UATI em homenagem à cidade de Albufeira.

A equipa de produção do blog da UATI, nem em Férias descansa, talvez um dia, quando já formos velhotes alguns se lembrem de como poderiamos ter sido mais úteis em outras tarefas, acreditem que não é dificil......., estamos sempre ao dispôr, é só pedirem.

-

Alberto David

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cantinho dos Poetas da UATI

-
Fonte da Serra

Em tempos que já lá vão
As raparigas do monte
Iam buscar água à fonte
Mesmo no fundo da Serra
Na cabeça iam deitados
Os potes e os assados
Em cima de uma rodilha
De feltros antrançados
Maravilha!
-
A fonte tinha uma bica
Que corria noite e dia
Gente pobre, gente rica
Toda a gente cá da terra
Ia à fonte da Serra
Que alegria!
-
P’rá Valenta encher o pote
Falta só um bocadinho
A Loura esfrega o latão
Com um pouco de araminho
Com a palha de centeio
E a fina areia do Tejo
Umas quantas lá no meio
Realizavam seu desejo:
Os púcaros bem arcados
P’ara beberem água fresca
Dos lindos poetas pedrados
-
Coisas que o tempo levou
E que apenas fazem parte
Da lembrança!
Hoje, a bela fonte da Serra
E uma nuvem que passou
Pois alguém tudo arrasou
E dela, nem resta a
Esp’rança!
-
Nazaré Gonçalves
UATI-Albufeira

quarta-feira, 27 de junho de 2007

"Museu do Poeta"



Em breve a equipa que têm dedicado o seu tempo livre na construção do blog dos Alunos da UATI terá o prazer de apresentar um trabalho sobre o "Museu do Poeta", aqui fica a promessa, este pequeno video, é sómente uma amostra do que pretendemos mostrar.
Se quer saber mais sobre as maravilhas deste Museu às portas de Albufeira, que infelizmente as gentes de Albufeira ignoram, consultem o blog dos:

amigosalbufeira.blogspot.com

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Escolha da Semana !!!


Vivaldi 4 Saisons - Summer - Fischer
Colocado por Quarouble

ESCOLHI ESTE VíDEO ESPECIALMENTE PARA SI:

porque esta semana começou o Verão...

e com ele vem o calor, a praia e as férias.

Helena Oliveira


Duração: 10:06

Filmado no: 03 Janeiro 2007
Local: França
Bonjour ou Bonsoir
Second Concerto de la suite d'Antonio Vivaldi "Les quatres Saisons"
Julia Fischer au Violon accompagnée par la formation Academy of Saint Martin in the Field dirigée par Kenneth Sillito .
Ces Concertos sont extraits d'un DvD édité par la BBC Réalisateur :
ANTONIO VIVALDI Genre : MUSIQUE CLASSIQUE / VIDEO Editeur : CODAEX FRANCE Date de sortie : 16/02/2006 Zone : Toutes Label : OPUS ARTE

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Música nas Férias !!!



Música para ouvir nas Férias !!!

A.David

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mais uma noite de FARRA !!!

Mais uma noite de Farra
-
Foi amizade desmedida,
foi segredo entre nós dois
no final.Talvez,depois,
uma graça merecida!
Foi mais uma noite feliz.
Na noite, na madrugada,
foi loucura,como se diz!
Mas foi em troca de nada...
Entre o rumor da multidão
ouvi gemer uma guitarra.
Mais uma noite de farra,
grito da voz da razão.
Foi mais uma primeira vez
num reboliço constante.
Foi grande o amor que se fez,
foi mais uma noite amante...


Albufeira,5 de Junho 2001
António Henrique

Viagem de Estudo a Sintra !!!

Video realizado por Helena Oliveira

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Escolha da Semana !!!

Verdi - Traviata - Choeur Bohémiens
Colocado por Quarouble

-

ESCOLHI ESTE VÍDEO ESPECIALMENTE PARA SI:
-
MAGNÍFICO , cheio de poesia e imaginação um trabalho exaustivo para chegar a este resultado.

Espero que gostem
-
Helena Oliveira
-

Duração: 03:01
Filmado no: 25 Novembro 2006
Local: França
Bonjour ou Bonsoir , Traviata - Choeurs des Bohémiens" Premier de deux extraits de "L'Opéra imaginaire"
Interprété par Le Coro dell'Accademia di Santa Cecilia de Rome Réalisé par , pour cet extrait , Gionne Leroy,réalisatrice-animatrice,sortie de l'école de la Cambre.Bxl

Recordando !!!

Oiçam mais uma vez estes maravilhosos 5 minutos do Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro. - Concerto na Igreja Matriz - O CORUTIB, filmado por Helena Oliveira.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Cá estaremos em OUTUBRO !!!!


Não será ainda o encerramento do blog pois muito há ainda por comentar e fazer, mas que já cheira a Férias é uma pura verdade, aqui ficam alguns temas para desenvolver, quem se arrisca a desenvolver?
-
Ideias,
Formatos,
Crónicas,
Intercâmbios
Visitas de Estudo
Respostas a ??? que ficaram por dar
etc...
-
Prometo que tudo farei para promover a discussão de ideias para que a U.A.T.I. possa evoluir e solidificar o seu espaço, que a todos pertence, sem perder a sua maior herança, que é a nossa Sã Convivência. Nesta terra onde a luz e o mar nos ajudam a esboçar no imaginário o mundo das nossas ideias, alguma coisa de novo seremos capazes de fazer.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PONTOS DE VISTA XII

Viagem no tempo – Partimos cedo, logo ao raiar da manhã. Após visita ao Palácio de Queluz, que de deteriorado já não reluz, nem cintila, esperava-nos o Lugar dos Sabores, no Largo da Feira em Sintra, além da minha irmã Matilde, que morando à esquina nos tinha recomendado o restaurante. O nome faz plenamente jus a este inovador conceito culinário, que passa pela proposta de paladares alternativos, reconhecidamente muito mais saudáveis. Lá dentro, ou na esplanada, o Sérgio e a sua família proporcionaram-nos uma diversidade de pratos, através de uma gastronomia equilibrada a um preçário acessível, cuja combinação foi no mínimo feliz.
Dali pusemo-nos serra acima, e guiados por João Rocha, amavelmente cedido pela Câmara Municipal de Sintra, deixámo-nos levar às cegas, à procura da Maria Eduarda. A grandiosidade do cenário fez-nos logo sentir pequenos à partida, e a ligação à natureza, e a luz que se tornava difusa ao longo da caminhada, pareciam congregar todas as dúvidas. Estaria ela na Lawrence? No Nunes, ou em qualquer outro lugar? A incerteza persistia no meio daquela visão idílica, em que só as palavras, e os gestos do guia rompiam o silêncio da investigação, por vezes retardando-nos o passo. E continuaríamos o trajecto até Seteais, sem nunca dar de caras com ela.
Quantos luares eu lá vi?
-
Que doces manhãs d’Abril?
E os dias que saltei ali
Não foram sete mas mil!
-
O que é certo é que as nossas buscas ainda hoje continuam, e irão para sempre perdurar. A procura do Carlos Maia confunde-se com as nossas próprias interrogações, no sentido a dar ao cosmos, e na incessante busca do Amor antecipando roçar-lhe por perto, ouvir-lhe o sussurrar da voz, vislumbrar-lhe os olhos, ou simplesmente o transcender. Já no sopé, o tempo de adquirir queijadas mal sobrou, e tinha chegado a hora de encararmos um motorista menos bem-humorado, que nos trouxesse a casa. Também ele ao longo da vida se deve ter desencontrado da Mª Eduarda, e para cúmulo da frustração até a Concha, e a Lolita lhe devem ter escapado. Ah sorte maldita, ao contrário de mim, naquela tarde ele não tinha sonhado com os pés bem assentes na terra, nem se tinha deixado fascinar pela imagem cristalina daquela original aula ao ar livre, tão repleta de magia. Bem-haja professora Cristina, pela memorável experiência. Lá do cume do penedo, o Eça certamente sorri, orgulhando-se de si.

Recta final – Houve quem faltasse, como forma de protesto, mas eu estive lá! O local era uma sala ampla, num 4º piso com vista panorâmica, dum hotel de 4 estrelas. O pretexto era o selar de um ciclo. Ausentes eram muitos, e dos presentes a colega Lídia era decididamente de todos a mais chique! Tanto o arroz de pato, como o bacalhau com natas estavam deliciosos, e das variedades que se lhes seguiram o auge de sucesso foi sem dúvidas o excelente desempenho da professora Telma. Acompanhada de um parceiro, executou com exactidão e elegância diversos ritmos de danças de salão, transmitindo desejos em cada passo coreográfico, e multiplicando emoções em perfeita coordenação. Apaixonante e sensual, ganhou adeptos, que quase aposto não lhe irão faltar nas aulas do próximo ano! Dos breves discursos finais destacaria apenas o elogio ao colega David, pelo blog da sua autoria, do qual foi um prazer colaborar desde a 1ª hora. Até que enfim! Já na última assembleia tinha feito uma tentativa para que constasse da acta, mas na altura caiu-me o Carmo e a Trindade em cima, por não ser o local apropriado (!?), acabando por ter de o fazer mais tarde, neste mesmo sítio. A homenagem é merecidíssima, e apenas peca por tardia. Também teria gostado, que nos tivessem surpreendido com algo completamente inovador. Com quê exactamente? Perguntar-me-ão os menos atentos. Talvez algumas ideias sobre o próximo ano lectivo, só para dar um exemplo! Pois é, parece que ainda não foi desta, mas talvez numa próxima nos levantem um pouco do véu!

Até logo – Satisfazendo o convite do David, e mobilizada por algum desencanto, ao longo de vários meses colaborei de uma forma regular, com vários fragmentos de escrita através de 12 crónicas opinativas, dois trabalhos de pesquisa, e de um projecto direccionado ao futuro. Este esforço pessoal divertiu-me muito mais do que eu poderia imaginar, no entanto motivos pessoais impedem-me de manter o ritmo, obrigando-me a uma pausa. Aos meus fãs por esse mundo fora fica a promessa de regressar, com um novo plano, que ninguém vai querer perder! Até lá, tal como o outro, também eu vou andar por aí. Por agora fica o apelo do costume, e já sabe, chegou a hora de nos falar também da sua própria realidade em:
o seu espaço da palavra, som, e muito, muito movimento!

Teresa Nesler

quarta-feira, 6 de junho de 2007

A GALERIA dos nossos Artistas


Para que os nossos colegas possam recordar, aqui fica o trabalho efectuado pelos colegas Helena Oliveira na fotografia e Alberto David na montagem.

Trabalhos em Ceramica


Para que os nossos colegas possam recordar, aqui fica o trabalho efectuado pelos colegas Helena Oliveira na fotografia e Alberto David na montagem.

Os nossos ARTISTAS


Para que os nossos colegas possam recordar, aqui fica o trabalho efectuado pelos colegas Helena Oliveira na fotografia e Alberto David na montagem.

PONTOS DE VISTA XI

Um pedaço de céu – Numa destas quentes noites de Junho, na Igreja Matriz de Albufeira, o coro da UATI Barreiro actuou, genialmente dirigido pela maestrina Olga Panchenko. Foram grandes os momentos em que se entregou a cada música, acompanhados dum gracioso movimento de corpo, de muita interacção, e tensão dramática com que liderou, em enorme sentido de conjunto.
O concerto teve início num espiritual negro, e continuou em impressionante crescendo, culminando com a Canção do Mar em homenagem a Ferrer Trindade, também ele natural do Barreiro. Uma adaptação fora do comum, em jeito de brinde final, em que as vozes se foram soltando em pura mestria. Bem-haja a Zizi responsável pela iniciativa, e um enorme obrigada às vozes do canto, que ao longo de uma dezena de temas, mais pareciam anjos. Aplaudidos de pé, o que escutámos fez-nos pulsar os corações, e trouxe-nos exaltação deixando-nos para sempre emudecidos.

Interpretações – Várias vertentes de expressão artística, que vão desde as Artes Decorativas, à Pintura e Desenho, até à Cerâmica e Arraiolos encontram-se em exposição na Galeria Municipal de Albufeira, até final do mês de Junho. O visitante circula livremente à descoberta da visão das coisas, e daquele outro modo de abordar a realidade, permitindo-nos perceber um pouco mais de cada um dos colegas, ou professores da UATI, com honras de representação galerística, e na sua capacidade de se nos revelar.
Num espaço significativamente criativo saltitei de quadro em quadro, apreciando as flores e os frutos, o contorno, a minúcia do detalhe, o abstracto, e o improviso, e todos os lugares recriados neste magnífico projecto artístico. Logo à entrada, notável a mostra da arte aplicada de Mª. Evangelina Arvela, em tons quentes e dourados, que tão bem valorizariam qualquer sala de jantar. Desafiadora e irreverente a obra da Zizi - qual força mágica em corpo movente, manifestando o equilíbrio entre a forma e a explosão de energia, que como todos sabemos lhe é tão peculiar. Revestidos de cor e de um realismo fantástico, os trabalhos de Avelino Leote de grandes vibrações cromáticas, pareciam do agrado de alguns. Pessoalmente preferi os tons esbatidos e suaves de Esmeralda Brazão, patentes nas suas túlipas, ou na luminosidade de uma rua, onde me senti convidada a entrar, delicadamente pintada em seda.
Marcante o conjunto apresentado pela Mª. Valentina (a querida Tininha) na escolha dos temas inspirados em experiências pessoais – um verdadeiro fôlego em gestos sem tempo, dos quais criei especial empatia com os «Momentos de Poesia».
Contudo, o meu eleito foi o «Outono no Canal» de Mécia Fernandes – de longe a proposta de maior intensidade, que pela excelência por si só vale a visita.

Retrospectiva – Figura central da nossa UATI esta página com lugar para todos, trouxe-nos diferenciações de pensamento, uma forma de narrar absolutamente inovadora, e entre outras coisas estimulou-nos a desenvolver um propósito muito próprio. Exigente e eficaz garante-nos uma qualidade, até aqui inexistente. Foi voz de alunos, e expressão de alguns professores a quem aproveito para saudar vivamente. Durante a pausa das férias é fundamental que nos reciclemos, e renovemos as ideias, para que de futuro haja vontade para querer fazer ainda mais. Se tal como eu pretende ir muito mais longe, deixe-nos a sua visão em:

terça-feira, 5 de junho de 2007

Concerto do "O CORUTIB" na Igreja Matriz



Os Alunos da UATI de Albufeira, agradecem a todos colegas e professores da UTIB do Barreiro, o maravilhoso e inesquecivel concerto realizado na Igreja Matriz de Albufeira, sob a responsabilidade da Maestrina Olga Panchenko.
Este foi decerto o primeiro passo para um intercambio que se espera vir a fortalecer, num futuro muito próximo, a todos vós o nosso obrigado pela vossa visita, e pelo magnifico Concerto, que nos foi dado ver. Bem Hajam

sábado, 2 de junho de 2007

UATI - Exposição de Trabalhos


EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

UATI

2 a 30 de Junho de 2007, na Galeria Municipal de Albufeira

Oiça DULCE PONTES, enquanto viaja pela Exposição